quinta-feira, 14 de abril de 2011

Homofobia à brasileira

O que falta a esta reportagem do Jornal Nacional?



"O amor que não ousa dizer seu nome" é também o amor do qual eles não ousam dizer o nome: nesta matéria, falta a palavra homossexual. Ela fica implícita na fala de Michael Santos e na citação ao tipo de discriminação sofrida por ele, descrita no trecho da nota do seu time, lida pelo repórter. Aliás, esconder o preconceito sob espessas camadas de 'cordialidade' é uma das marcas da brasilidade, conforme descrito na obra de Gilberto Freyre.

Uma das faces da hipocrisia:
Bonner imita Clodovil, em intervalo do JN
Este rasgo de hipocrisia nacional cai muito bem ao jornalismo da Rede Globo. Pela relevância do fato, urge reportá-lo, porém escondendo-lhe o essencial, de modo a não se comprometer com uma causa que se interpõe aos interesses da "familia brasileira", publico preferencial deste telejornal, juntamente com os "Simpsons" - os quais devem ser catequizados pelo casal Fátima Bernardes e William Bonner.

Ao se fazer indiferente ao teor social do problema que toca os direitos civis do atleta ofendido por um enorme e heterogêneo grupo de torcedores do time adversário, em função de uma característica pessoal, remetendo a questão ao foro esportivo, o telejornal desumaniza os dilemas de todos os homossexuais e oferece munição àqueles que pretendem diminui-los, isola-los, ou elimina-los.

Michael Santos torna-se, nas entrelinhas da matéria, um entrave político ao seu time, frente à torcida do Cruzeiro. Problematizar a causa social, individualizando-a e a mergulhando num contexto apartado da seara Pública, elimina dela toda a urgência na reparação dos danos e a minimiza, frente às questões prementes, a serem tratadas no restante da edição do jornal.

Nasce um herói!
À família classemediana telespectadora fica a legitimidade para discordar e considerar o caso como um exagero (como o faz este articulista do site do Globo Esporte), afinal não foram demonstradas pela reportagem as razões do jogador e do seu time para rechaçar a ação coletiva dos adversários. O telejornal não busca saber se a ação vexatória foi coordenada, porque o tratamento de ações coletivas pelo Jornal Nacional tende a criminaliza-las, ou subestima-las.

Aos "Simpsons" ficam as alternativas de confirmar seus próprios preconceitos, ou de questionar o direcionamento da matéria e defender o jogador, já que os "Simpsons" nem são mais tão Simpsons quanto eles os julgam e já vêm lhes dando as costas e os ignorando veementemente.

É relevante a abordagem desta sutileza ignobil do Jornal Nacional, visto que revela a persistente hipocrisia de uma classe média amedrontada por um 'mundo' que sai cada vez mais do controle estrito de sua religiosidade, moralidade ou 'bons costumes'. A síndrome desta classe social é idêntica - e talvez interligada - à que acomete a rede Globo, daí a necessidade de esconder, em um texto lacônico e insidiosamente hipócrita e irresponsável, o nome da orientação sexual de Michael Santos. Este, sim, um super homem que, com coragem e dignidade, disse o nome do amor que sente. Entretanto, William Bonner não se dignou a pronuncia-lo e nem deixou que alguém o fizesse, ao longo de mais uma infame e desfavorável edição de seu telejornal.

Um comentário:

  1. A Heterofobia é a desculpa perfeita dos covardes e canalhas para tentar distorcer e reverter o problema em benefício próprio e assim, poder continuar com seus atos homofóbicos.
    Dourado é um típico exemplo: agrediu diversas vezes os homos e quando foi agredido em revide, gaz-se de vítima de uma tal "heterofobia".
    Estão desviando o foco e as gays alopradas não estão percebendo.
    Poucos como vc Murilo, conseguem perceber.
    Estou ha uma semana colocando no TT uma idéia que vi no site "We give a damn" sobre fazer um voto de silêncio no dia 15 (hoje), linkando inclusive com a HT #HomofobiaNao.
    Porém, as "beeesss" preferem provocar mais ainda agindo exatamente como os homofóbicos esperam: esperneando que nem loucas numa HT infantilóide e sem peso político/moral algum.
    Vi também rolando junto à HT #HomofobiaNao o link para o documentário Outrage. Dá uma olhada em quantas "beeeesss" tiveram a dignidade e a decência de retuitar isso.
    E olha que o assunto é muito sério.
    Outro FATO é o tal "KIT GAY": o We give a damn tem exemplos de videos belissimos, sérios e com conteúdo realmente importante e conscientizador. Mas por aqui (BR), as "beeeesssss" preferem disseminar viadagem.
    No entanto, as tresloucadas preferem retuitar, sem pensar, inclusive piadinhas escrotas junto à HT.
    Com esse "conteúdo" todo aliado a visões doentes de pseudos "representantes da comunidade LGBTxyz" (não me perguntaram e nem votei neles ou me sinto representado por eles), nao me surpreenderei se passados 100 anos, não conseguirmos avançar em nada em relação aos nossos direitos.
    Uma "representação" que dá um tiro (na verdade vários) no próprio pé da comunidade LGBTxyz ao publicar "artigos" insanos, abusados, arrogantes, falaciosos e pior, que municiam os homofóbicos.
    Uma comunidade LGBTxyz que, em uma parada do porte da brasileira, prefere esconder o que tem de bom, digno, respeitoso no meio gay e mostrar promiscuidade, fuleragem, carnaval, putaria. Preferem também corroborar a visão distorcida da sociedade de que todo homossexual é bichona ou sargentão, desrespeitando especialmente a diversidade dentro da diversidade.
    Uma comunidade LGBTSxyz que ri, aplaude e dá ibope às caricaturas escrotas dos programas de TV que denigrem ainda mais a imagem dos homossexuais junto à sociedade.
    Uma comunidade que exige respeito mas vm pregando a intolerância e o desrespeito às religiões, por exemplo, quer ter direito a que??? Quer o que? Provocar e alimentar uma guerra entre "anjos e demônios"???
    A própria comunidade LGBTSxys está municiando os homofóbicos e as "beeeeesssss" alopradas apoiando.
    Vejo um monte de "beeesssss" arrotando por aí que gays são mais inteligentes, mais sensíveis, mais sensatos, mais mais mais mais mais... No entanto, as ações que tenho acompanhado nas redes sociais só estão depondo contra tudo isso.
    Sejamos mais inteligentes que os ignorantes, por favor.
    Confesso que do jeito que a coisa está andando, não tenho muita fé que conseguiremos avanços significativos em relação aos nossos direitos.
    Pelo jeito, continuaremos a nos contentar com as migalhas e os guetos por muito tempo ainda.
    .
    Seu texto foi um dos mais lucidos que li recentemente sobre a questão da homofobia. Parabéns!

    ResponderExcluir