segunda-feira, 5 de maio de 2014

Da Cultura do Ódio no Brasil

Há uma verdadeira cultura do ódio instalada e aceita no Brasil e é preciso que a sociedade brasileira inicie imediatamente uma reflexão responsável sobre tudo isto. Em um mês, ao menos dois inocentes foram mortos por linchamento.
Eu tenho vergonha disso, mas vou repetir o que eu disse, em outros termos: NÓS MATAMOS DOIS INOCENTES. Nós os espancamos até que morressem.

Não é apenas uma força de expressão, este NÓS. Temos deixado passar incólumes inúmeras manifestações diárias de ódio nos meios de comunicação, nas igrejas fundamentalistas, no Congresso Nacional, nas vizinhanças mal informadas, nos telejornais e em toda a imprensa.

Esses "atores" e "atrizes" vêm plantando no senso comum um conjunto de ideias descabidas, sem que as organizações, governamentais e não governamentais, se posicionem firmemente e, principalmente, atuem para PUNIR esta quadrilha de insufladores da violência. São estas manifestações que alimentam o instinto linchador que tanto tem nos envergonhado e entristecido.

Enquanto "convivermos" com isto seremos CÚMPLICES desta absoluta barbárie em nosso país.

Esse ódio tem diversas faces, todas monstruosas. Ele se manifesta nesses linchamentos/justiçamentos, porém ele também está presente em outros aspectos de nosso cotidiano. Por exemplo, na misoginia, na homofobia, no racismo, na criminalização dos movimentos sociais em defesa dos direitos humanos e, também, na incessante disseminação de mentiras e informações distorcidas sobre a realidade brasileira.
Juntos, esse bolo fétido de palavras de má-fé causa a sensação de pânico e de desesperança nas pessoas mais propensas a essas influências, ainda que a vida material esteja melhor.

Por isso, há sangue nas mãos de governantes, de pastores, de promotores de justiça, de juízes e demais operadores do Direito, de lideranças sociais e partidárias.
Todavia, principalmente, há sangue nas mesas de direção da Rede Globo, da Veja, do SBT, da BAND e da Folha, que dão espaço a mentes criminosas, pagas para propalar distorções as mais graves e de nos colocar contra nós mesmos.
Esta gente PRECISA SER PUNIDA. Eles têm sido muito maus para o Brasil e eu me pergunto se precisamos mesmo conviver com suas ações espúrias, disfarçadas de "liberdade de expressão". Que "liberdade" é esta, que cria hordas de assassinos??

Conclamo o Ministério Público, a OAB e todos os movimentos sociais, igrejas, partidos, desde que imbuídos de boa fé, para que intercedam, antes que afundemos de vez na enorme poça de sangue que impunemente cresce a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário